Volta que a internet deu errado


A internet virou uma monocultura frágil e extrativista, e precisa ser reflorestada. Nós capinamos esse lote, podemos revitalizá-la usando técnicas aprendidas com ecologistas.


O artigo We Need To Rewild The Internet, de Maria Farrell e Robin Berjon, publicado na versão digital da Noema Magazine, traz uma discussão interessantíssima sobre um movimento que a gente aqui no Mastodon já está fazendo, e que engloba não apenas a existência de instâncias federadas entre si, mas também essa “volta” do Rss (que nunca foi embora, na real) e do email (embora a gente precise também se libertar do Substack).

Segundo as autoras, a internet dependente das gigantes de tecnologia não é mais um ecossistema, é um zoológico com poucos e grandes espécimes de sites / serviços. Mas o que pode dar errado se a gente escolher não depender deles?

E aí vem a lição dos ecologistas: diversidade é resiliência.

Não vamos botar a culpa no usuário. O usuário é só mais um produto. O usuário fornece dados em troca de serviços, fornece conteúdo em troca de sociabilidade, abre mão de sua privacidade para ouvir música. Tenho dúvidas se devemos ser chamados de usuários, inclusive, já que trabalhamos diligentemente para manter as big techs da internet, mas tudo bem. A culpa não é nossa, somos parte de um sistema, e não temos conhecimento técnico suficiente para self hosting de email, para criar um protocolo de mensagens que seja interoperável com Whatsapp mas que não seja da Meta, às vezes nem para termos nosso próprio site.

Mas quem tem, faça. Ofereça para quem não tem esse conhecimento. Abra um crowdfunding para se manter. É muito bonito pregar para convertidos no Mastodon, mas precisamos sair da nossa bolha e convencer gente de fora. A internet precisa de diversidade.

O artigo cita Cory Doctorow, quando diz que, segundo o autor, vai levar décadas pra gente romper com as amarras das grandes empresas de tecnologia.

Mas é preciso um plano.

E regulação.

E provavelmente incentivos fiscais para a diversidade na internet.

E é preciso que a gente ocupe esses espaços, sim, e que a gente procrie neles, para voltarmos a ter diversidade no ecossistema da internet.


Não é nostalgia de “no meu tempo era melhor”. É sobre a sobrevivência do ecossistema.

Vou parar de falar, leia o artigo:
https://www.noemamag.com/we-need-to-rewild-the-internet

Foto de árvores de uma floresta, só que vista de baixo.
Foto de https://unsplash.com/pt-br/@kazuend no Unsplash. Usar AI ruim perdeu a graça.