Reuters publica relatório de tendências em mídia e jornalismo para 2024


Olha, depois de mais de 20 anos trabalhando com internet e comunicação, e obviamente me mantendo atualizada porque camarão que dorme a onda leva, estou BEM calejada nesses boletins e relatórios de previsões e tendências para o ano que começa, nas áreas de mídias sociais. O que mais tem por aí são pdfs com previsões de tendências do tipo “Este ano será o ano da IA, mas empresas valorizarão o conteúdo humano”. OH, NÃO BRINCA! Também tem muito “relatório” de três páginas que só serve para gerar clique, no melhor estilo “deixe seu email aqui e baixe o relatório para mídias sociais tão superficial quanto um tweet”.

Nem perca mais seu tempo, pergunte-me como.

Mas, sabe? Também tem coisa séria – como esse relatório da Reuters sobre tendências em jornalismo, mídia e tecnologia, que é ÓBVIO que prevê o uso das tecnologias que já estamos usando, mas analisa o impacto dessas tecnologias no jornalismo e mídia, e traz dados.

Vale a pena acessar:
https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/journalism-media-and-technology-trends-and-predictions-2024

E não pede sua alma seus dados em troca.

O relatório fala sobre tendências na economia da atenção, aborda a mudança de formatos, fala bastante do recurso conhecido como inteligência artificial (me recuso a chamar de inteligência), o futuro das buscas, e crava: ‘The explosion of crap content definitely has the potential to shake the trust in media’ (a explosão de conteúdo merda definitivamente tem potencial de abalar a confiança na mídia) – nós, pessoas comuns, estamos dizendo isso há tempos, mas é importante um veículo como a Reuters endossar.

Leu? O que você achou?

Bola de cristal com fundo rosa, e o texto "esse não é caô".

Deixe uma resposta