Desafio da autoestima


Há uns dias atrás, a mulherada inundou o Facebook com fotos sem maquiagem.

A ideia original do desafio era boa: uma espécie de manifesto “contra a loucura da beleza”, por uma “você” real. Boa ideia. Dou força.

O problema é que eu conheço vocês, e a grande maioria da mulherada (pelo menos as que conheço, no contexto “Rio de Janeiro nesse calor”) não anda toda cheia de reboco na cara mesmo, no máximo um corretivozinho. As famosas, com acesso a dermatologistas incríveis, no máximo apareceram com olheiras maiores e uma ou outra manchinha aqui ou ali. Ninguém é realmente obcecada a ponto de ser realmente um desafio aparecer sem maquiagem: todas vocês têm foto na praia, no trabalho, no almoço de família, que eu sei. Sinceramente? O que vi foi uma vibe “tageia as amigas”, tipo aquelas correntes de “vamos encher o facebook de arte”, e uma enxurrada de “ai, amiga, você é linda assim mesmo”. E a grande maioria nem estava tão diferente assim do dia-a-dia.

Pela real beleza MESMO

E, numa boa? Foto sem make, com cabelo todo trabalhado na progressiva, na tinta ruiva, no baby liss ou na cobertura 70% dos brancos não é “contra a loucura da beleza”. É continuar negando que seu cabelo não é liso (ou é liso escorrido). Que você não nasceu ruiva. Que você não gosta de cabelo branco (fica lindo nos outros, você diz, mas não em você). Continua não sendo real.

Com exceção das camaleoas, que estão sempre mudando mesmo pelo prazer de mudar, e não para esconder características suas, eu queria desafiar você, que não lembra mais qual era a cor do seu cabelo; você, que tem “alma nórdica”, apesar de ter nascido morena; você, ruiva de farmácia; você, que faz tratamentos alisantes; você, que pinta o cabelo religiosamente todo mês pra ninguém ver sua raiz de outra cor; que esconde os primeiros sinais da idade. E os sinais mais avançados também. Eu queria te desafiar a postar uma foto sua com seu cabelo natural.

A minha tá aqui. Olha a raiz de oito meses sem retoque! Ah: tou com espinhas na testa também. E minha sobrancelha tá TODA FALHADA (ela É falhada, eu é que corrijo com sombra). Rolou só um batonzinho cor de boca, porque, ah, dane-se, não vai mudar em nada minha beleza natural, hahah.

image

Pode ser no seu blog. Aí você comenta aqui. Pode ser no seu Twitter (me tageia: @liaamancio). Na página do Facebook do Projeto Diva (www.facebook.com/TheDivaProject). No instagram (me tageia lá também)#desafiosemquimica, que tal?

Não tem doação nenhuma no desafio. É simplesmente pra ver se você toma coragem. Porque eu acho que você sem química é linda. Se bobear, sua cor natural orna mais do que esse cobre aí (sua pele é mais pra amarelada); se bobear, seu cabelo com a textura natural era bem mais bonito que esse espichado esquisito (que a gente, acostumada com o padrão ‘liso’, acha que está o máximo).

Claro, eu preferia que você postasse uma foto atual, mas até sair isso aí que você usa no cabelo pra esconder seu cabelo de verdade pode demorar uns meses, então vale fotos antes de você entrar na “loucura da beleza” do cabelo liso (ou do cabelo ruivo, ou do cabelo loiro, ou do cabelo eternamente castanho mesmo depois dos 60).

Porque você é linda, tenho certeza. Falta só você aceitar isso também.

(uma vez que você aceitar, aí parte pro abraço e muda, filha. Muda toda semana, porque faz bem e é divertido pacas!) 🙂

#desafiosemquimica

Deixe uma resposta