Masterizando o controle financeiro


 Gostaria de participar aos leitores que essa é a primeira vez EM TODA A MINHA VIDA que planilho TUDO o que entrou e/ou saiu de $$$ por um mês exato. O resultado:

1) sei exatamente QUANTO tem na minha conta (acabei de tirar o saldo pra conferir e deu certo) – evita surpresas desagradáveis;
2) você SABE pra onde seu dinheiro está indo e no que você está gastando demais;
3) quando você tem MUITAS saídas e MUITAS entradas diferentes (por exemplo, pagamentos a receber de 8 pessoas diferentes), manter esse tipo de controle é fundamental, porque você PRECISA saber quanto estão te devendo, porque receber ‘pingadinho’ dá a impressão que é pouco, mas de 20 em 20 daqui a pouco você vê que tem 200 reais a receber, e também porque você recebe em DINHEIRO, e dinheiro na carteira é aquelas: é sempre bom rastrear pra onde vai.

A organização financeira é um passo e tanto pra uma pessoa que sempre foi desorganizada e, durante anos, vivia apertada de grana mesmo ganhando bem, ou pelo menos o suficiente pra guardar alguma coisa – mas que NUNCA guardou por total falta de disciplina.

* * *

Como eu consegui essa proeza?

Uma planilha do excel no google docs e DISCIPLINA. Exatamente isso.

Algumas contas virão BEM esquisitas esse mês. Os gastos estão aumentando e chegou aquela hora de passar HORAS nos atendimentos da Vivo e da Net pra saber como fazer para diminuir os valores. Mas as rendas alternativas estão surgindo e acredito que, em breve, elas superarão a do emprego fixo. Tomara! Estou fazendo por onde! Vai rolar!

Deixe uma resposta