Zen e a arte de esperar


Criar expectativas é ruim. Acreditar que as coisas vão melhorar é uma coisa – quando é “apenas uma fase” ou quando o esforço é seu e melhorar depende apenas de você… aí ok. Tem mais é que acreditar, até mesmo para aquela dose extra de motivação (você faz porque você acredita). Mas criar expectativas de que fulano vai mudar de opinião, que todo o seu esforço como funcionário exemplar será recompensado ou de que todos vão sorrir pra você naquele dia só porque você quer? Não sei. Não confio. Prefiro me preparar para o pior e ter sempre um ou mais planos B na manga.

Então, assim: recomendo a arte de esperar. Não a de apenas esperar que as coisas deem certo, mas a de ir fazendo e dando o seu máximo e plantando frutos, porque uma hora vai chegar a hora de colher. A arte de ter paciência que uma hora vai (e também a de ter o bom senso de não esperar pra sempre por coisas que talvez a gente não enxergue, mas a real é que não vão acontecer).

Com calma. Com calma e plantando. Com calma e fazendo cursos. Com calma e aprendendo coisas. Com calma e observando. Vai rolar. Você sabe que vai rolar.

Deixe uma resposta