Anima Mundi 2010 na sua casa!


Você que, por algum motivo, não pode ir ao Anima Mundi, festival de animação que acaba amanhã no Rio de Janeiro e começa esta semana em São Paulo, pode, graças aos milagres da tecnologia de compartilhamento de vídeo e à boa vontade de certos diretores ou de fãs mais ardorosos, curtir alguns dos filmes da programação do festival – claro que a gente adoraria que você fosse ao CCBB, fizesse as oficinas de massinha, interagisse com animadores e apaixonados por animação e ainda aproveitasse para ver a excelente exposição dos super-heróis do Ziraldo, mas veja bem: se não deu pra ir no Rio ou se não der pra ir em SP, você pode aproveitar parte do Anima Mundi no conforto do seu lar.

Essa, nem a Baunilha fez, hein? 😉

Vamos lá, segue a nossa seleção (minha e do lendário Cid Mesquita), só com o que a gente não conseguiu assistir na mostra (e olha que ele fez maratona ontem, hein?). Vamos lá:

– ‘House Guest’, do diretor Ben Mitchell, na mostra Terror, conta a história de um pato que, depois de morrer estoporado com um tiro de espingarda, volta para encher o saco de seu assassino. Muito bom, veja no Youtube.

‘Runaway’, de Cordell Barker, mostra passageiros de um trem desgovernado. Preste atenção na trilha sonora espetacular de Silvain Chomet – reconheceu aqueles timbres de algum lugar? Pois Chomet é responsável também pela trilha de ‘Les triplettes de Belleville’. Vale assistir, nem que seja para bater o pezinho ao som da orquestra.

– ‘Le noeud cravate’ mostra como é tenso virar adulto e encarar a vida corporativa. A animação é linda, mistura técnicas de stop motion e desenho tradicional e pode ser vista aqui.

– Todo ano, é obrigatório assistir aos filmes do Bill Plympton ou da Aardman. Neste ano, não rolou Aardman, mas Plympton veio com o lindo ‘Santa, the fascist years’, que conta como Papai Noel virou um líder fascista disposto a impor um ano inteiro de Natal no planeta. Inacreditável. Veja logo.

– ‘Something Left, Something Taken’ é uma história sobre paranóia. Atenção, muita atenção aos cenários. Ótimo filme, vejam.

– Esse aqui é simplesmente genial, apesar de fazer parte da infame classificação ‘filme experimental’: Videogioco – Loop experiment são infindáveis dobraduras de papel com rascunhos em cima. Vale MUITO assistir.

– Diretamente do Cartoon Brew, o excelente ‘The terrible thing of Alpha 9’, sobre um monstro intergaláctico que só queria brincar.

– ‘How to make a baby’ é uma espécie de stop motion: fotografado durante nove meses, é uma aula de… bem, é fofo. Assistam, é curtinho.

– ‘Elk Hair Caddis’, “um filme sobre o dia perfeito”, é um curtinha divertido sobre um urso, um sapo e seus girinos. E um peixe. A galera aqui em casa curtiu, e você? Assista!

– A lista de curtas animados disponíveis na internet é enorme. Vamos parar por aqui, senão você não ao cinema assistir aos filmes quando eles estiverem na sua cidade. Mas, antes de parar, fiquem com o curtíssimo e sensacional ‘Dicotomia cerebral’, um filme que dá uma explicação meio bizarra ao processo de tomada de decisões pelo cérebro humano.

Deixe uma resposta