Quando somos crianças, uma das primeiras coisas que aprendemos são as sensações. Saímos do quentinho do útero da mamãe: frio. Mamãe de volta: quente. Comida quente, bebida fria.
Então crescemos. Crescemos e aprendemos que gelado irrita garganta, que muito quente queima a língua. Aprendemos leis da física, aprendemos química, aprendemos relações de causa e efeito – botar no fogo esquenta, botar gelo esfria. Nossa, já faz décadas que sei disso!!
Aí chego na lanchonete ou no restaurante e peço minha bebida sem gelo. E toda vez acho que o/a atendente acha que tenho cara de imbecil, porque sempre ouço a mesma pergunta:
– Tem certeza? Vai vir quente.
Maluco… se eu quisesse gelado, pedia pra botar gelo. Eu sei que sem gelo, não vem gelado… não é por isso que peço pra vir sem gelo? Caaaaara…
– Mas nem duas pedrinhas de gelo?
O copo com gelo virou padrão: a bebida sai do freezer fresquinha (não geladona, grazadeus), e alguém presume que eu quero acrescentar gelo. Não, obrigada. Não gosto. O dente dói, a garganta dói. E eu SEI que sem gelo vai vir na temperatura que eu quero…
E vocês? O que irrita vocês no dia-a-dia?
Muito verdade prima!!! isso e algo que irrita e muito!!!Lucas
Para mim, a bebida fria nao irrita a garganta, refresca minha garganta. A mesma coisa acontece com meu cão quando crescem dentes novos, eu tenho que comprar brinquedos para cachorro que ele pode morder, para desabafar sua irritação.
Nossa, passei um ano de mau humor até arrancar o último siso que ainda existia! Dente nascendo também é fogo!