TED, eu sei que você sabe, é um evento sobre ideias: pessoas com histórias inspiradoras sobre seres humanos, sobre vida, sobre assuntos de interesse comum. De grandes cientistas e nomes conhecidos da mídia até completos anônimos, são pessoas interessantes, dividindo experiências interessantes, em um formato BEM interessante: as falas devem ser rápidas, para que o espectador mantenha o interesse. O evento é filmado e cada uma dessas histórias, muitas bastante tocantes, fica disponível na internet para quem quiser se inspirar.
Pois Morgan Spurlock, aquele mesmo que passou um mês se alimentando (?) de junk food para documentar os efeitos de quilos de fritura em suas artérias, deu uma AULA de marketing. Uma AULA de branded content. Uma AULA de inovação, branding, da vantagem de se abraçar riscos, e até mesmo uma aula sobre movie business. Além de, é claro, um certo tapa na cara das agências e marcas que foram procuradas e não quiseram investir em seu projeto inovador, que nem estreou ainda e já tem mídia – favorável, é bom que se diga – pra caramba em cima.
Então vamos lá:
Aos publicitários, fica a lição sobre posicionamento de marca e sobre branded content: Spurlock quer fazer um filme SOBRE marketing de marcas… totalmente patrocinado. Isso aí: nada que disser ou mostrar será gratuito. Sua TED Talk é praticamente um minidocumentário sobre o processo de busca por financiadores do projeto, o que é também uma lição valiosa para cineastas e produtores que não sabem vender seu produto ou têm medo de bater na porta de empresas – Spurlock alega ter procurado mais de 500. Sua TED Talk é, também, sobre correr riscos: as marcas que se arriscaram a bancar o filme têm em sua mão um produto inovador, divertido, informativo e, porque não dizer, com altíssimo potencial de retorno de branding.
E eu perdi isso? Carregando o "aulão" NOW!Sobre lááá no pé do blog: a assinatura do Ziraldo me lembrou do autógrafo simpático da Rachel de Queiroz, que ganhei quando miúdo. Vou pôr num sanduiche de vidro.