Como entreter crianças pequenas na quarentena (ou seria centoevintena?)


Pois bem, estamos indo para cinco meses de isolamento, e ZERO perspectiva de enviar a criança para a escola nos próximos meses. Ainda mais na faixa etária dela, que nem é obrigatório. 

A escola é presente, envia sugestões de atividades, músicas, cardápio da semana (com as receitas), organiza reuniões virtuais com as professoras e as crianças (e é um super desafio, considerando que são crianças de três anos, mas as crianças realmente se engajam nas atividades). 

Eu e Beto brincamos com Diana, passeamos com ela (de bicicleta, de máscara, em horários mais vazios – vale lembrar que neste momento a pandemia está sob controle em nossa cidade, com casos ativos diminuindo, testagem em massa e rastreamento de contatos), mas quem toma conta dela em alguma parte do dia acaba sendo a Masha, o Bita e o Elmo.

O que não tem remédio, remediado está.

Crianças pequenas têm certa autonomia, mas não total. Não dá para deixar lendo, jogando videogame, desenhando por horas, porque nem sabe ler ainda – e quando você vai ver, enfiou a caneta no ouvido. 

Para quem trabalha em casa e quase não consegue consegue brincar com a criança (porque, afinal, tem que fazer o leite, fazer almoço, dar almoço, dar lanche, janta, banho, limpar a casa, botar para dormir), dá pra fazer isso tudo junto com a criança mesmo. Já que você vai parar para almoçar, dá para botar o celular de lado, almoçar mais cedo com os pequenos, conversar, experimentar comidas diferentes. Dá para tomar banho com a criança, e cantar músicas, botar uma banheira no chuveiro para ela… 

Além de todas essas tarefas, duas coisas são sagradas: a hora da leitura (geralmente quando acorda), e um tempo para brincar – que pode não ser muito (já que banho, jantar etc já consomem uma boa parte do dia), mas precisa ser exclusivo e divertido.

E para que não me faltem ideias interessantes para entreter (e, quem sabe, desenvolver algumas capacidades da minha pequena), compilei esses links.

Se você tem criança pequena (na faixa dos 2 a 4 anos), este post é para você. E se não tem, repasse para alguém que tenha, porque essa link-o-teca aqui é puro ouro:

Gostou?
Pois é. Eu adorei.
Se tiver outras sugestões, me manda. PRECISO. 

No mais, espero que tudo esteja bem com você.

Se cuide. Cuide dos seus. E se precisar, me chama.