Tirando a poeira, acabou 2019


Fim de ano é época de tirar a poeira do blog. Tive uma série de problemas com o servidor, perdi um monte de posts recentes e arquivos, mas tô aqui firme e forte no liaamancio.com.br e na newsletter (que você pode assinar clicando em vários lugares diferentes deste site).

“Faça mais coisas que te façam esquecer de checar seu telefone”

Não quer dizer que eu tenha largado isso aqui. Não mesmo. Só que esses problemas técnicos vieram junto com um novo trabalho, novas responsabilidades com a filhota, e com um momento de revisão de prioridades.

E o blog acabou ficando largadinho, largadinho.

O que é muito louco, já que escrever é meu ofício e produzir conteúdo é algo que faço bem e sem nenhuma dificuldade.

Foi a tal da redefinição de prioridades mesmo.

.

Se for, venha na paz

Ainda não vi “A ascensão Skywalker”. Nenhum episódio de The Mandalorian. Só vi metade de “O Irlandês”. Mas consegui ver “Bacurau” no cinema, e que filme necessário para esses tempos sombrios que estamos vivendo.

Sim, sombrios. A tia-avó que acredita em mamadeira de piroca acha que é apenas implicância com o governo eleito, mas a tia-avó vive numa realidade paralela. A tia-avó não acompanha as notícias sobre cultura, educação, meio-ambiente, direitos humanos nem os atentados à liberdade religiosa ou de expressão.

.

Em tempos sombrios, a gente se protege

Primeiro mandamento: continuar vivo.

Segundo mandamento: eles querem meter medo, nós não podemos ter medo. “Ah, não pode criticar o governo abertamente, não pode andar de mão dada casal LGBT pra não provocar a ira deles, melhor não se vestir assim ou assado pra não irritar…”.

Alô-ou.

Deixar de ser você mesmo é dar a eles o que eles querem. Eles querem um país sem a gente. Eles querem a gente fora ou escondido.

Mas de jeito nenhum que terão esse gostinho.

Claro, lembre-se de se manter vivo. Mas enquanto não houver risco real à integridade física, é pra ser afrontosa, sim.

Terceiro mandamento: eles odeiam arte, cultura e conhecimento. Então vamos produzir arte, cultura e conhecimento.

Quarto mandamento: ignorá-los não vai fazer essa maluquice toda desaparecer. É pra conversar. E pra tocar no assunto, sim. “E aí, tia? Tá feliz com a reforma da previdência?”.

Quinto mandamento: organize-se. Já descobriu quem são seus vizinhos que também iriam para o porão do DOPS (ou os que poderiam te acobertar)? Já está discutindo estratégias de sobrevivência em grupos no Telegram? Está lendo tudo o que pode sobre movimentos fascistas e o crescimento da ultra direita no mundo? Já entendeu a relação com certas seitas religiosas? Já entendeu as estratégias de marketing digital e de discurso envolvidas nisso tudo?

Tem mais. Tem mais coisa. Mas eu tô com sono. Se tiver mais alguma dica, me manda mensagem.

.

O prazer é nosso

A exposição “O prazer é nosso”, do coletivo Opavivará, fica no Museu de Arte Contemporânea de Niterói até o dia 1 de março de 2020. Vá e leve sua criança – se você não tiver filhos ou sobrinhos, leve sua criança interior mesmo.

.

E seu 2019, como foi?

O meu está sendo BEM LOKO.

O que, em geral, é elogio.

😉

Fica bem.

E se eu não voltar aqui nos próximos 4 dias, bom ano novo.

Mantenha-se vivo em 2020.