Usos para o óleo essencial de melaleuca (tea tree)


Já faz um tempo que ando encantada com o poder dos óleos essenciais, que uso para várias coisas na minha vida – no difusor para ambientes, no banho da bebê, no MEU banho, no difusor de pescoço para mudar o humor, na pele, no óleo de massagem, no creme hidratante, nos cabelos… só não faço uso interno porque ainda estou estudando o que pode e o que não pode – e porque estou amamentando! Muito cuidado com o que mando pra dentro, já que vai direto para a pequena. Certo?

Óleo essencial de melaleuca

Óleo essencial de melaleuca: o grande coringa dos óleos essenciais

Já falei aqui sobre o óleo essencial de lavanda, mas você já conhece o óleo essencial de melaleuca (tea tree)? A Melaleuca alternifolia é uma planta nativa da Austrália, conhecida por suas propriedades antissépticas, antibacterianas e antifúngicas. Por ser um dos poucos óleos essenciais liberados para uso tópico sem a necessidade de diluir em um carreador, o óleo essencial de melaleuca é um super coringa:

  • Uma gotinha na escova de dentes junto com o seu creme dental de preferência aumenta a sensação de limpeza dos dentes.
  • A unha do pé encravou? Uma gota de óleo essencial de melaleuca nela para adiar a inflamação até você procurar um podólogo profissional.
  • Aliás, se você tem fungos nas unhas dos pés, saiba que o óleo essencial de melaleuca também ajuda no tratamento.
  • Nada de talco cheio de substâncias potencialmente cancerígenas nos seus pés: 1/4 de xícara de amido de milho, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e 10 gotas de óleo essencial de lavanda. Bingo: seus pés agradecem.
  • O óleo essencial de melaleuca também é um excelente tratamento para acabar com a acne. Sim, é um óleo – mas não vai deixar sua pele oleosa, já que você vai passar só uma gota na espinha que teima em crescer, ou vai fazer uma máscara com duas colheres de chá de mel + cinco gotas desse fabuloso coringa.
    (ATENÇÃO: se você realmente tem problemas sérios de pele, nenhum tratamento natural substitui uma avaliação criteriosa com um dermatologista)
  • Algumas gotinhas no seu spray de ambientes ajudam também a purificar o ar.

Conhece outros usos para o óleo essencial de melaleuca?

Me conta! Ficarei feliz em compartilhar (te dando os créditos, óbvio).

* * *

E aí?

Quer experimentar?

Quer conversar mais sobre óleos essenciais, conhecer outras marcas no mercado brasileiro para completar o seu mix de óleos e ajudar outras pessoas a se sentirem bem? Me escreve!  Terei o maior prazer em conversar contigo!