Finja até se tornar aquilo que você quer ser 3


A TED Talk da pscicóloga Amy Cuddy, “Sua linguagem corporal molda quem você é” corrobora algo que eu já vinha dizendo por aqui, no Projeto AutoAjuda – e que comprovei na prática, quando fazia análise reichiana: do mesmo jeito que quando a gente se sente mal, fraco, forte, feliz, deprimido ou qualquer outra emoção, nosso corpo acompanha (e quando sentimos repetidamente e, consequentemente, repetimos o movimento, tendemos a condicionar nosso corpo a se curvar para frente, ombros tensos, etc), o contrário – alterar a postura para se sentir melhor – também acontece.

O que ela comprova é que certas posições e movimentos que fazemos estão associados com a produção de testosterona e cortisol – energia e bem-estar. Você é percebido como uma pessoa mais segura se se portar de uma determinada maneira; e, sendo percebido como uma pessoa segura, você reage de acordo.

Bem, de acordo com a linha proposta por Wilhelm Reich (que ela não menciona em sua fala), mexer em pontos de energia do corpo faz com que você quebre couraças construídas ao longo da vida. Não tem nada de esotérico e hippie esse papo de energia: pense apenas no quão relaxado você fica depois de uma sessão de massoterapia. É puramente físico e muscular.

Pois bem. Amy entra no ‘fake until you make it” – que é o princípio da Programação Neurolinguística e, mais uma vez, de uma boa parte da literatura de autoajuda moderna: você precisa agir como aquilo que quer se tornar. É óbvio que ninguém vira cantor, esportista ou cientista da noite para o dia – esses caras estudam e treinam o tempo inteiro. Se você quer se tornar aquilo, estude a técnica, estude a postura, estude as atitudes, que você chega lá (essa questão do estudo foi Athony Robbins que escreveu, e muito prazer, acabei de resumir “Poder sem limites” em uma linha).

E você? Como pode fazer isso?

Segundo Amy Cuddy, você pode começar com uma ‘pose de poder’. Eu diria ‘prestar atenção na postura’. Aja como se fosse o que você quer se tornar, solte essas couraças, que a coisa FLUI.

Tá com preguiça de ler “Poder sem limites”? Tá sem grana ou sem tempo de fazer uma análise focada nisso? Assista à TED Talk de Amy Cuddy e passe a prestar mais atenção na sua postura; ande como a pessoa que você quer ser. Fique parado como a pessoa que você quer ser. Respire como a pessoa que você quer ser.

Tenho feito isso constantemente. Desafio você a fazer igual – e, em 90 dias, me diga se funciona ou não.

Pra mim, tá rolando.

(e quem eu quero ser? eu mesma, uai. Só que numa versão mais confiante, mais fodona, mais legal. Eventualmente, quero cantar como a Ella Fitzgerald, vender livros como a J.K Rowling, ser linda e sexy como a Shakti Sunfire e palestrar como a Amy Cuddy, claro)


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Finja até se tornar aquilo que você quer ser