Brenfa Songs


Antes de mais nada, não custa fazer um pequeno disclaimer: não fumo maconha. Ponto. É óbvio que já fumei, sou pró e defendo a legalização (gente, um sujeito bêbado pode ser muito mais nocivo à sociedade e álcool é liberado!), mas a cannabis não faz a minha cabeça. Em compensação, esses jazzinhos dos anos 30 e 40 inspirados pela brenfa foram a grande descoberta do ano, sem dúvida. Credito a descoberta ao Cid, que pesquisando sei lá o que (poderia ser ‘reefer song’?) pela Lil Green, uma dessas incríveis vozes femininas de jazz e blues da antiguidade, deu de cara com um álbum inteiro no Grooveshark só com o fino (sem trocadilho) do jazz.

O disco (duplo, aliás) chama-se ‘Dope & Glory’ e, ao contrário do que se imagina (‘músicas para viajaaaaaar’? NAH!), é altamente dançante, altos swings, dá pra fazer um bailão inteiro com ele e ninguém vai ficar parado um momento: Ella Fitzgerald cantando ‘When I get low, I get high’? TEM. Cab Calloway e seu clássico ‘Reefer Man’? TEM. A DEUSA (sorry, Ella, mas Julia Lee bate um bolão!) Julia Lee & Her Boyfriends com a ótima ‘Spinach Song (I Didn’t like it The First Time)’? TEEEEM. SLIM & SLAM? TEEEEEEEEEM! Louis Armstrong, Nat King Cole Trio, Big Bill Broonzy, Tommy Dorsey, Lil Green, Benny Goodman e Fats Waller? TEM.

Se é liberdade poética ou se todo mundo era mesmo chegado num tchose, não sei – o fato é que isso é disco pra ninguém ficar parado, só a diretoria do jazz, os reis do swing e, CARA, Slim Gaillard & Slam Stewart! Algumas das músicas mais dançantes e divertidas do universo foram feitas por esses caras.

Não, você não vai achar esse disco pra comprar no Brasil. Adoraria tê-lo obtido pelas vias legais, mas foi impossível. De qualquer forma, está disponível no Grooveshark, no Soulseek ou no torrent/blog de pérolas musicais de sua preferência. O Google ajuda, o nome do disco é “Dope & Glory” e são 2, hein? Disco 1 e Disco 2. Começa a corrida por ele, 1, 2, 3 e já. Vai por mim que vale a pena. Seguem umas palhinhas para vosso deleite:

Ella Fitzgerald – ‘When I get low, I get high’
http://www.youtube.com/watch?v=cjsPHDJPGto

Cab Calloway – Reefer Man

http://www.youtube.com/watch?v=D44pyeEvhcQ 

Slim & Slam – Dopey Joe

http://www.youtube.com/watch?v=BAkACz9qgac

Last but not least, talvez você reconheça essa aqui de algum lugar: Harlem Hamfats – Weed Smokers Dream

http://www.youtube.com/watch?v=uyjW8FTGxbI

Qualquer semelhança com ‘Why don’t you do right’ (Jessica Rabbit, lembra?) não é mera coincidência: ‘Weed Smokers Dream (why don’t you do now)’ é MESMO a original que, proibidona, precisou ter sua letra completamente alterada.

Porque Lounge é, acima de tudo, cultura.

Deixe uma resposta