Dia 02: melhore sua sorte. Será? Funciona?


13 maneiras de melhorar sua sorte. As dicas são de Janice Taylor. A tradução e quem sifu tentando fazer tudo isso fui eu.

1. Sintonize-se consigo mesmo
Essa parte é difícil. Fiz anos e anos de análise para tentar descobrir como sintonizar comigo mesma e não consegui chegar a um método – eu durmo na meditadinha, veja bem. Mas, sim, eu sei o que eu quero. Eu tenho uma lista de coisas que eu quero pra minha vida:

  • Trabalhar com algo que amo e ser BEM remunerada por isso.
  • Por BEM remunerada, pense aí em algo da ordem de R$400,00 por dia, o que eu acho honesto pra alguém inteligente, com pós-graduação e que provavelmente vai fazer o trabalho com prazer e vontade (veja bem o item anterior, ‘trabalhar com algo que amo’).
  • Fazer o trabalho com tanto prazer e vontade que as tarefas são todas cumpridas até as 18h. Com isso, dá pra pensar em ter também uma vida pessoal e social, certo? Porque trabalhar pra não poder viver não é decente.
  • Meu marido. Cid é o cara que mais se aproxima do que idealizei como ‘homem perfeito’, considerando que imperfeições são naturais, são humanas e a verdade é que a vida dele também está mudando (para melhor, acredito). E olha que ele nem veio para o projeto de life design ainda…
  • Minha família. O que eu puder fazer pra melhorar o bem estar deles, fico feliz.
  • Saúde. Sempre.
  • Amor. Sempre.
  • Ser apaixonada. Por quem eu amo, pelas coisas que faço, pela vida. Hippie, né? Mas o mundo precisa de paixão.

Meu foco é esse. E o seu? Você TEM foco? Responde aqui.

2. Encare seus medos

Isso me remete a quando eu jogava RPG e era uma intrépida Kender. Entrei numas de que eu deveria agir assim também na vida real – afinal, ela era um alter ego que fazia tudo o que eu não fazia porque era uma cagona.

Claro que não deu certo e voltei a ser uma cagona. Mas agora procuro pensar sempre no pior cenário (sério! vocês vão dizer que é ‘atrair energia ruim’, mas tem fundamento!). A ideia é ter um repertório de atitudes e possibilidades, e planos B, C e D para caso as coisas não dêem certo. É pensar que ‘ok, se a sorte falhar, se as coisas que dependem dos outros não acontecerem, o que EU posso fazer?’. Não é pessimismo. É ser realista e contar com o que TENHO, não com o ovo no cu da galinha, com a esperança de que as coisas vão dar certo. A esperança pode não se concretizar, e aí? Nesses anos, aprendi que o choque de realidade é mil vezes melhor que os óculos cor-de-rosa. E você? Já aprendeu isso?

3. Espere sempre o melhor

Bom, não ESPERAR o melhor é diferente de não DESEJAR o melhor. Desejar, eu desejo. E não é que não acredite que não vai rolar, é que simplesmente não quero ser uma polyanna irremediável, que só se fode mas acredita que vai passar. Eu espero o melhor, mas também acho que tem limites. Você não concorda?

4. Verbalize para mudar seu carma

Acho meio tenso isso de falar em voz alta, fazer ‘ommmmmm’ e ‘shhhhh’ e repetir palavras. Acho meio coisa de maluco. A verdade é que hoje eu não falei em voz alta, não mentalizei nada, não foquei em ‘desenhar como seria o meu dia’ e não sei como transformar isso num hábito.

5. Seja curioso

Sempre.

6. Pequenos passos

Pois é. Essa é a parte mais difícil, e ao mesmo tempo a mais fácil de traduzir. A gente quer tudo pra ontem, a gente quer um puta emprego amanhã, quer ficar curado dos vícios com mágica… não é nada disso. Eu, por exemplo, sei que não vou ficar uma pessoa focada de uma hora pra outra. Aqui vale a metodologia do AA, do NA e do PA (Procrastinadores Anônimos): só por hoje, vou seguir a metodologia ‘GTD’ (o grande clássico da produtividade Get Things Done)

7. Tente: quem sabe o que pode acontecer!

Bom, eu tou tentando esse blog. Tou tentando outras coisas também. Já dizia Mestre Yoda: não tente. FAÇA. A tentativa não existe. É mais ou menos por aí: VAI FAZENDO. Se errar, errou. Paciência. Na pior das hipóteses, você ganhou experiência.

8. Visualize um ‘você’ sortudo

Vem cá, com tudo isso o que eu falei sobre AGIR, sobre fazer coisas, sobre correr riscos, você realmente acredita em visualização?

Tá bom. VAI QUE funciona. VAI QUE, né? Vou tentar, juro. Mas ainda estou cética com esse negócio de visualização, acredito muito mais no poder da ação do que no da fantasia, no das coisas que ainda não existem.

9. Peça pelo que você quer

“Chefe, dá pra quadruplicar meu salário pra eu atingir minha meta pessoal?”
Não é bem assim, gente. Mas vem cá, é pra pedir pro nada? É pra pedir pra Deus? Se eu acredito que Deus é uma entidade criada pelo ser humano à sua imagem e semelhança, para justificar fenômenos naturais, obras do acaso e atitudes alheias, pedir pra Deus não é a mesma coisa que falar sozinha, que é a mesma coisa que falar pra mim mesma? Como assim, pedir?

10. Mantenha-se motivado

Essa é fácil.

Para manter o foco: pense que você depende do seu trabalho pra receber seu salário no fim do mês, que você depende do seu BOM trabalho pra continuar recebendo no mês seguinte. Pense também que você só vai ter tempo para os seus projetos paralelos se você for um trator de produtividade. Isso é motivação suficiente, não?

11. Desistir não é uma opção

Nuff said

12. Limpe o lixo

Mesa bagunçada distrai, lista com tarefas antigas confunde, coisas que você não precisa mais… você não precisa mais. PONTO. Limpe o lixo.

(essa é fácil falar, mas cadê que consigo tirar o excesso de coisas das mesas aqui em casa? cada vez mais objetos amontoados… eu SEI que não é um ambiente legal, mas como não acumular? alguém me ensina?)

13. E se tudo isso falhar…

Bem, se você conseguir fazer TUDO ISSO, acho que não falha.

Eu tou tentando.

Vamos lá:

O QUE EU QUERO QUE ACONTEÇA, A CURTO PRAZO

– Quero que o chefe seja positivo em relação a uma proposta que fizemos pra simplificar um projeto. Ele simplesmente não responde (acho que vou mentalizar isso)
– Quero continuar numa ótima com o namorado, que tem sido o melhor namorado do mundo. Quero ser a melhor namorada do mundo pra ele.

A MÉDIO PRAZO, O QUE EU QUERO

– Ah, umas 400 pilas entrando na minha conta todo dia, assim, DE BOBEIRA, só pra eu escrever, dar umas palestras, alimentar canais de conteúdo na internet… parece difícil, mas é possível, que eu sei.

(atenção para o uso de palavras positivas e o não uso da palavra não)

O QUE EU CONSEGUI FAZER HOJE?

– Terminar o que tinha que fazer no trabalho
– Ouvir as músicas para o ensaio (aham. já ouviu?)
– Escrever esse post para esse projeto
– Me manter motivada
– Me manter focada no trabalho
– Um micro SEO deste blog (inseri meta tags e afins)

NÃO CONSEGUI:

– Mentalizar
– Fazer o life design como deveria (pensar em como vai ser seu dia, antes do dia começar)

É UM PROGRESSO?

Acho que sim. O lance do chefe sobre o projeto ainda não rolou, entretanto. Desejem-me sorte.

Deixe uma resposta