Viabilizando seu projeto criativo: crowdfunding


Ghost bikes são as bicicletas brancas erguidas em locais onde ciclistas morreram (em geral, por imprudência de condutores de veículos motorizados). Há um documentário sendo feito sobre essas bicicletas e eu peguei essa história porque sou bem o tipinho que levanta a bandeira da bike como meio de transporte (embora não possa fazer isso no dia-a-dia por falta de segurança nos trechos por onde passo): mas o mais legal é reparar COMO o documentário está sendo financiado: como não é um projeto caro demais, ele é financiado pelo Kickstarter, um site onde você mostra seu projeto e quem acredita nele pode doar qualquer quantia a partir de um dólar (a partir de determinadas quantias, o produtor se compromete a enviar o arquivo para baixar, o filme em dvd ou até mesmo colocar o nome do sponsor nos créditos).

É uma alternativa curiosa de modelo de negócios para produções mais modestas, que muitas vezes não têm gastos suficientes para justificar a entrada num edital de RS$ 50 mil, mas precisam de fundos do mesmo jeito.

(já conhecia esse modelo para projetos de negócios iniciantes, com um outro site cujo nome agora não me recordo. o Kickstarter é só para projetos criativos)

O pagamento é pelo sistema da Amazon, quem paga só terá a quantia debitada se o projeto atingir a meta de 100% dos fundos levantados. Até onde sei, você precisa de uma conta corrente e um endereço dos EUA para inscrever seu projeto neste sistema. De qualquer forma, ou você tem algum amigo lá fora que recebe o fundo por você, ou… por que não criar um site brasileiro nesses moldes para estimular as produções mais baratas? Já existe o Vakinha, mas não sei até que ponto ele funcionaria pra isso.

Primeiro porque o brasileiro ainda tem muita resistência a pagamentos pela internet (80% das compras por internet são concentradas nos grandes varejistas pontocom – Americanas, Submarino, Saraiva…). Segundo porque o brasileiro não ganha o melhor salário do mundo: ele ajuda seus amigos e parentes, mas… apoiar financeiramente um filme, um projeto cultural ou criativo? Não é muito a nossa cara.

De qualquer forma, com alguma pesquisa, pode ser possível encontrar um sistema desses de Crowdfunding ( http://crowdfunding.pbworks.com/ tem vários exemplos ) que atenda a projetos no Brasil.

E vamos que vamos. Tem projeto independente feito em casa ou com a câmera digital que não precisa de grandes quantias para ser executado, mas que não tem os cincomil necessários para ir pra frente e acaba na gaveta. É bom saber que modelos alternativos de negócio existem.

Deixe uma resposta